Lenda Kaingang - O sol e a lua (Rã e Kysã)




Houve um tempo em que os rios estavam secando, os animais morrendo, o mato e as pessoas adoecendo. As árvores não davam mais frutas e não existia lugar em toda a terra onde se pudesse ficar. Os dois irmãos sóis, Rã e Kysã, imensos astros que irradiavam calor, presenciavam tudo. Na verdade, eles eram os responsáveis pelo que estava acontecendo. Até que um dia, tiveram uma discussão.
- Essas desgraças, isso tudo é sua culpa! – disse Rã.
            - Não, é tudo sua culpa, foi você quem... – dizia Kysã, quando levou uma pancada no seu olho.
Ferido Kysã enfraqueceu e tornou-se lua, originando-se, desse modo, a noite iluminada pela lua. Rã, o mais forte dos irmãos, a partir daquele dia, tornou-se o único a iluminar o dia, dando-nos luminosidade e calor suficientes para a vida. À noite, desde então, temos a lua (kysã), que nos dá a escuridão necessária para o repouso, e, durante o dia, o sol (Rã), que ilumina nossos dias e florestas.
Até hoje, assim que o sol se põe, a lua nasce. Desse modo, os dois nunca se encontram para não brigarem novamente. 


Lenda Kaingang narrada pelo professor kaingang Dorvalino.
Adaptada pelo acadêmico Alex Sandro Maggioni Spindler
e revisada pela Profª. Me. Rosemari Lorenz Martins.

 
 Glossário
 Rã = sol
Kysã = lua

2 comentários:

  1. GOSTEI DA IDEIA DESSE CONTO.EU CONSIDERO OS PERSONAGENS COMO OS HUMANOS,SE CADA UM SOUBESSE O SEU DESTINO A SEGUIR,NÃO SOBRARIA TEMPO PARA QUESTIONAR A VIDA ALHEIA,MAS COMO VIVEM EM SOCIEDADE,PODERIA SER INTERPRETADA ASSIM:
    PELA MODÉSTIA,ME DÊ UM PÃO QUE TE DOU À MANTEIGA,APÓS COMEREM JUNTOS, NÃO RESTARIA NADA A COMENTAR,CADA UM FARIA SUA PRÓPRIA DIGESTÃO SEM MAIS NADA A CALCULAR,A NÃO SER A REPETIÇÃO DO FATO.

    ResponderExcluir
  2. As divergências da vida existem desde a fundação do mundo. Esta história conta a forma de relacionamento, existente, entre as pessoas aculturadas. Acho que tudo pode ser combinado.É assim com à Química,logo merecemos ser o que ainda não tentamos ser, para descobrir em nós, a verdadeira consciência moral, pela inteligência.

    ResponderExcluir

 

Blogger news

About