Publicações/Mídia - Comemoração ao dia do Índio



Kafã e Tãn
            Era uma vez um índio chamado Tãn. Ele gostava muito de caminhar pela floresta e de contar suas histórias imaginativas. Um dia, encontrou um menino branco que fugia de um cachorro brabo no mato. Tãn, que era muito rápido e inteligente, ajudou o menino a esconder-se em cima de uma árvore. 


- Anhangá, Anhangá, vá caçar longe de cá! – disse Tãn, rindo para o menino que parecia assustado. - Anhangá é um sábio que protege as matas, ele pode se transformar em vários animais. Deve ter confundido você com um inimigo – continuou o índio.

- Hum... Realmente, não sou inimigo. – disse o menino.

- E a cobra Boitatá, você conhece? – questionou o índio.
- Ah, sim, é uma espécie de fantasma, tipo um clarão assim... – respondeu ele entusiasmado.

- Hy! – falou Tãn.

- O quê? – voltou a questionar o menino.

- Eu disse ‘verdade’, só que na língua indígena. – disse o filho da floresta.
- Legal, a gente aprende inglês na escola. – finalizou o menino.
Enquanto estavam sentados no galho da árvore, daquela terra há mais de 500 anos descoberta pelos brancos e há muito mais habitada pelos índios, conversaram sobre diversos assuntos, valorizando e aprendendo um com a cultura do outro.  
- Kafã! Vou te chamar de Kafã. – disse Tãn, descendo da árvore.
- Por quê? O que significa? – perguntou o menino branco.
- Amigo, na língua indígena. – respondeu Tãn.
Kafã foi para casa feliz da vida, porque tinha feito um novo amigo. Tãn saiu correndo por entre as árvores e galhos esverdeados da floresta, feliz pelo seu dia de índio. Para Kafã, aquele foi o dia do índio, da amizade, de ganhar um nome indígena, de aprendizado. Para Tãn, foi o dia de entender que não pertence apenas a uma tribo em uma terra estranha, mas a um país que respeita seus índios, aprende com eles e se orgulha deles.  
 
Glossário
 Tãn = habitante
Hy = verdade
Kafã = amigo

Esse texto fora criado por Alex Sandro Maggioni Spindler, em comemoração ao dia 19 de Abril - Dia do Índio. O mesmo foi aplicado  com fins didáticos na escola da Comunidade Kaingang Por Fi. 


0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

About